Skip to main content

Visão

Ser reconhecida pela excelência na formação do indivíduo nas diversas áreas do saber, por meio do ensino, pesquisa e extensão, pautados em princípios e preceitos bíblicos.

Missão

Formar líderes nas suas diversas áreas de atuação, empreendedores e criativos, para servirem às igrejas, ao Reino de Deus e a sociedade em geral, com base em fundamentos científicos, sob a perspectiva de preceitos bíblicos e teológicos.

Nossa História

Um sonho dos batistas do Estado de São Paulo se tornou realidade no dia 1º de março de 1957, quando foi fundada a Faculdade de Teologia do Colégio Batista Brasileiro. Foi diretor até 1960 o prof. Lauro Bretones. De 1961 a julho de 1972 a Faculdade foi dirigida pelo Dr. Thurmon Earl Bryant. De 1972 a julho de 1988 pelo Dr. Werner Kaschel. De julho de 1988 até 7 de janeiro de 1997 pelo Dr. Artur Alberto de Mota Gonçalves. De 7 de janeiro de 1997 até 8 de dezembro de 2020, pelo prof. Dr. Lourenço Stelio Rega. E, desde janeiro de 2021, com a formação da Rede Batista de Educação, o Dr Gézio Duarte Medrado é o Diretor Geral. O Prof. Luiz Sayão atuou como diretor acadêmico de 2021 a agosto de 2023. Atualmente, o Prof. Alberto Kenji Yamabuchi é o diretor acadêmico.

No início, a Faculdade funcionou coligada e nas dependências do Colégio Batista Brasileiro, mudando-se em 1959 para a sua sede própria, à Rua Ministro Godoy, 749, onde depois funcionou por muito tempo o seu pensionato masculino e feminino. Em 1965, a Faculdade foi desvinculada do Colégio, passando a ser administrada por Junta própria. Nessa ocasião, o nome da instituição foi mudado para Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Em janeiro de 2021, passou a ser administrada pela Rede Batista de Educação, tendo como mantenedora a Junta de Educação da Convenção Batista do Estado de São Paulo.

Em 1966, foi iniciada a construção do edifício de administração e aulas, à Rua João Ramalho, 466. O prédio onde a Faculdade funciona no presente tem quatro pavimentos e é chamado Edifício Thurmon Earl Bryant. Em junho de 2001, foram inauguradas cinco novas salas de aulas e duas de apoio no novo edifício da Faculdade, chamado Dr. Werner Kaschel, seguindo os mais elevados padrões de construção civil do ponto de vista pedagógico. A Teológica possui Biblioteca ampla e modernizada, com recursos de multimídia, informática, sala de estudo e pesquisa e amplas e equipadas salas de aula.

Política de Qualidade

1. A Faculdade Teológica Batista de São Paulo (TEOLÓGICA) tem como papel oferecer atendimento adequado e com qualidade aos seus alunos e ao público em geral valorizando-os como pessoa.

2. A TEOLÓGICA busca o constante desenvolvimento da vida integral de seus alunos, de seu conhecimento bíblico-teológico e de sua competência e desempenho técnico-social-ministerial.

3. A TEOLÓGICA valoriza e estimula a capacitação continuada de seus colaboradores.

4. Dentro de um espírito de vanguarda e antecipação de inovações e cenários em construção, a Teológica deve buscar a percepção das necessidades do público interno e externo, objetivando a contínua atualização e aprimoramento dos conhecimentos e práticas técnicas, educacionais e administrativas.

5. Na TEOLÓGICA a qualidade do desempenho cotidiano é responsabilidade de todos, desde o colaborador que executa tarefas mais simples até o Diretor Geral.

6. A qualidade dos serviços da TEOLÓGICA deve sempre ser aprimorada por meio de técnicas educacionais e administrativas depuradas, preservando os princípios e valores cristãos.

7. Os professores, funcionários e parceiros ministeriais devem empenhar-se em seu aprimoramento, tendo como objetivo colaborar de forma efetiva para a qualidade do serviço prestado.

8. Na integração e na harmonia entre os diversos setores educacionais e administrativos da TEOLÓGICA devem ser buscadas, priorizadas e preservadas continuamente a eficácia do sistema de qualidade.

9. Todos os colaboradores da TEOLÓGICA devem priorizar estratégias e meios eficientes de comunicação com o público interno e externo, buscando a certeza de que os destinatários tenham recebido e compreendido os comunicados e convocações.

10. No caso de alguém requerer atendimento que desconsidere esta política, deverá ser gentilmente informado sobre a sua impossibilidade.

Baixar Política de Qualidade