A Direção da FTBSP vem a público informar que, diante de episódio ocorrido recentemente em ambiente de aula, foram aplicadas medidas disciplinares, suspensão, em conformidade com o Regimento Interno desta Instituição.
Reiteramos que a FTBSP não compactua, sob nenhuma hipótese, com qualquer manifestação de racismo, preconceito ou discriminação. Ressaltamos que o racismo constitui crime, sujeito às penalidades previstas em lei, e também é compreendido, à luz de nossa fé, como pecado diante de Deus, pois fere a dignidade da pessoa humana criada à Sua imagem e semelhança.
Reafirmamos nosso compromisso com um ambiente acadêmico saudável, respeitoso e seguro para todos, onde a convivência seja pautada pelo amor ao próximo, pela justiça e pela igualdade. Qualquer conduta que viole esses princípios será firmemente coibida.
Tratando-se se instituição de ensino, temos a preocupação de formar e orientar nossos alunos. Por essa razão, mais do que repreender (o que já foi feito), temos o propósito de educar. Dessa forma, além da repreensão e orientação direta ao aluno, a instituição irá realizar palestra sobre o tema para todos seu corpo docente e discente.
Entendemos que para qualquer eventual medida punitiva mais grave é necessário aguardar a apuração pelo aparelho estatal.
Ao mesmo tempo, expressamos solidariedade à estudante que sofreu a ofensa, reiterando nosso compromisso de oferecer-lhe todo o apoio necessário.
Estaremos acompanhando o caso, em especial para que fatos como esse não se repitam.
São Paulo, 08 de setembro de 2025.
Direção – FTBSP