Skip to main content

I. Modalidade: Síncrono e Assíncrono

O curso tem como característica aulas gravadas e disponibilizadas em plataforma da Teológica, especificamente o MOODLE, com suporte da Equipe Multidisciplinar. A modalidade Síncrona acontece no local de oferta do curso.

II. Curso Livre

O certificado de conclusão corresponde ao Curso Livre, especificamente de formação acadêmica que não está configurada sob autorização ou reconhecimento de órgãos reguladores da educação, e, portanto, oferecidos a todo e qualquer pessoa e sua respectiva formação.

III. Ingresso: inscrição no SEI e pagamento (financeiro)

O modo de ingresso no Curso de Capacitação de Professores e Líderes é via sistema de operação da Teológica, especificamente o SEI, em compartilhamento com o Site Teológica, em que o interessado realiza o preenchimento das informações necessárias para cumprir às exigências do Curso. A efetivação da matrícula acontece mediante o pagamento correspondente ao Curso, pela emissão de boleto bancário do departamento financeiro da Rede Batista de Educação (Controladoria).

IV. Curso apostilado (todas as apostilas)

A estrutura e o processo de aprendizado conferem recursos apropriados para o acesso às informações dos temas propostos no Curso e, portanto, cada disciplina apresenta o seu conteúdo em apostila elaborada por acadêmicos especialistas na área de ensino do tema e formatada no padrão Teológica. São 6 (seis) disciplinas ofertadas no Curso de Capacitação de Professores e Líderes.

V. Plataforma: ambiente de medição

O ambiente de mediação padrão a todos os alunos, independente do local de oferta do curso, é o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), cuja função especifica é centralizar e distribuir recursos e conteúdos acadêmicos em ambiente personalizado e próprio para fins educacionais. O ambiente do AVA disponibiliza a aula gravada, apostila, plano de ensino, e, ainda, dá ao docente a possibilidade de compartilhar materiais e gerar comunicações com os discentes. O AVA é este local virtual que oferece ambiente de aprendizado e diversidade de ferramentas que tem como razão o aprimoramento dos processos de ensino.

VI. Tutoria e suporte acadêmico

A Teológica entende que o processo de ensino acadêmico se apropria de método de interação no campo da pedagogia, que implica em acompanhamento e comunicação sistemática que acontece entre o tutor e o discente. A busca pela excelência propõe o alcance da melhoria da qualidade do aprendizado, de modo a elevar a experiência e, ainda, motivar o campo de estudo e aplicação na prática eclesiástica. O tutor tem a competência em observar e compreender as necessidades dos discentes, dar instrução a respeito de atividades das disciplinas, perceber dificuldades, aconselhar, promover reflexão crítica, despertar e disponibilizar técnicas para facilitação de elaboração de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação para execução de atividades diversas. Assim, o alvo é potencializar e cuidar dos discentes de nossa instituição.

VII. Avaliações: sistema múltipla escolha

O Curso tem como objetivo capacitar o ingressante no tema ofertado para serviço da igreja local. O sistema de avaliação se propõe ser uma ferramenta de análise das informações de modo a medir o desempenho do discente. O processo analítico é elaborado com o objetivo de tomada de decisão de melhora do desempenho do curso, identificando acertos e erros, facilidades e dificuldades. O sistema avaliativo da Teológica se pauta em sistema de múltipla escolha, padrão ENADE, de modo a conduzir o aluno para a reflexão e tomada de decisão à partir da apreensão pela cognição e organização da convergência dos assuntos.

VIII. Aulas: gravadas (assíncronas)

As aulas de todas as disciplinas são gravadas com o intuito de manter em nossa plataforma os vídeos disponíveis a qualquer momento para os matriculados. O sistema de aprendizado leva em conta a possibilidade do discente assistir, repetidamente, o conteúdo para a fixação e aprendizado efetivo.

Polo

I. Aula presencial

As aulas serão em sistema presencial no local designado em frequência de 01 (uma) vez por semana. O alvo é a interação docente com o discente, no formato de aula expositiva com diálogo e intercâmbio de conteúdo.

II. Docentes

O docente é o educador selecionado pelo polo, com validação da Teológica, com a competência no assunto correspondente à disciplina ofertada, as quais acontecerão em locais apropriados à competência da aula em questão.

V. Supervisão dos alunos: suporte e acompanhamento individual

III. Estrutura: salas de aula com recursos

IV. Dinâmica de aula: intervalo e alimentação

Curso

Duração: 1 ano
Carga horária:

Módulo I

I. Introdução bíblica (Panorama)
II. Método de Estudo Bíblico (MEB)
III. Educação Cristã (EC)

Módulo II

I. Doutrinas fundamentais da doutrina bíblica
II. Didática
III. Liderança bíblica

Cidades dos Polos

I. Mogi
II. Sorocaba
III. Bauru
IV. Ribeirão Preto
VI. Salvador
V. Vitória
VI. Presidente Prudente
VII. Jardim Brasil
VIII. Indaiatuba
IX. Campinas
X. Santos.
XI. Ermelino Matarazzo
XII. Itaquera
XIII. Guarulhos
XIV. São José do Rio preto
XV. Bebedouro
XVI. Parnaiba