O curso
O curso tem como conceito a formação ministerial em Teologia, especificamente, curso livre. Portanto, não é curso reconhecido pelo MEC.
O alvo é a formação e preparo bíblico e teológico necessário para o ministério pastoral, ministerial, evangelização e missão transcultural.
A capacitação do vocacionado é prioridade, no sentido de ter competência para a interpretação e exposição da Bíblia, e, ainda, ir para a prática as diversas frentes ministeriais.
O ingressante
O curso tem como destino os vocacionados para o ministério pastoral, ministerial, missionário e teológico, mas que não tem o interesse em seguir uma carreira acadêmica sob a exigência de um curso reconhecido pelo MEC.
A estrutura
A estrutura do curso está organizada nas três principais áreas:
-
Bíblica
O aluno será capacitado no conhecimento da Palavra de Deus, de modo a conhecer os princípios interpretativos pautados no caráter da Bíblia, de modo a ter boa interpretação e teologia bíblica. Por isso, tendo como realidade a exposição do texto em seu contexto de origem, inclui línguas originais, técnicas de interpretação e pressupostos da fé cristã.
-
Teológica
A aluno será conduzido para ganhar competência para produção e diálogo no campo da teologia, tendo assim, um caminho seguro para capacitação para uma formação teológica fundamentada, equilibrada e relevante.
-
Prática Ministerial
O aluno irá aplicar os conhecimentos de áreas correspondentes para uma capacitação prática ministerial e teológica, fundamentada na boa exegese bíblica. Os estágios e as diversas práticas ministeriais auxiliam o aluno a enfrentar situações semelhantes às que podem surgir no exercício do ministério.
O formato e duração
O curso livre em teologia tem como característica a intersecção de aulas presenciais e aulas EaD (Ensino a Distância). A duração do curso é de 6 semestres.
As aulas são ministradas durante dias específicos na semana, das 19h30 às 22h, seguindo a organização modular.